top of page

Paulo Garfunkel

Músico, compositor, roteirista, tem canções, em parceria com seu irmão Jean Garfunkel, gravadas por Elis Regina, Zizi Possi, Margareth Menezes, Pena Branca e Xavantinho, Renato Bráz e Maria Rita.

Nos anos 80, participou, como instrumentista (sax, flauta e clarinete), de shows de Elis Regina, Rita Lee e Ney Matogrosso, entre outros.

Entre 1997 e 2003, em parceria com Libero Malavoglia, criou para a Revista "Bravo!" a seção "De Camarote", uma página em quadrinhos com citações literárias ambientada no meio artístico. 

 

Em 1989, criou o Vira Lata, personagem de histórias em quadrinhos Lançado pela Editora VHD Diffusion na Iº Bienal Internacional de Quadrinhos em São Paulo e no Rio de janeiro em 1991 com ilustrações de Líbero Malavoglia. À partir de 1993, o Vira Lata se engajou no combate á Aids entre os detentos do Carandiru no auge da epidemia nos anos noventa.  As revistas trazem e a supervisão científica do Dr. Drauzio Varella e circularam na Casa de detenção até 2002 quando o presídio foi extinto. A ação ganhou o Troféu HQ Mix e um prêmio internacional em Yokohama no Japão, por ser uma iniciativa única no mundo.

 

Em 2001, Paulo Garfunkel colaborou na adaptação poética do livro "Sonetos de Orfeu" de Rainer Maria Rilke numa tradução de Karlos Rischbieter, lançado em 2002 pela Editora Record. Em 2007,  Vira Lata ganhou o concurso público de apoio ao desenvolvimento de roteiro para longa metragem, promovido pelo Ministério da Cultura.

O  argumento do livro  "Shui, entre os vermes da superfície", ganhou o edital do PROAC para edição literária em 2011 e foi lançado pela Editora SESI-SP em 2012. O livro foi indicado para o Prêmio Jabuti 2013 na categoria juvenil.

 

Em 2013, a peça infantil em versos “Faz e Conta: Três Fábulas de Esopo” escrita em 2002, foi transformada em livro e lançada pela Editora SESI-SP; sendo escolhido  pelo Programa Nacional de Bibliotecas Públicas e para ser distribuído em escolas de todo país.

 

Em 2014, criou o roteiro e co-dirigiu o filme de animação "A Chinela Turca", baseado no conto homônimo de Machado de Assis, que recebeu verba do Proac. O filme foi produzido pela Cinema Animadores.

 

Entre 2014 e 2015, os direitos do Vira Lata foram adquiridos pela Rede Globo, e Paulo participou da criação de dez episódios para uma série que será dirigida por Luiz Fernando Carvalho.

 

Em 2016, o roteiro "A Felicidade de Margô", foi adaptado à partir da crônica do doutor Drauzio Varella, foi escolhido para representar o Brasil num edital da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que financia a produção de um telefilme de 52 minutos que será apresentado simultaneamente nas televisões públicas de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Paulo Garfunkel, participou da Oficina Criativa para Criação e Produção de telefilmes de ficção e documentário, promovida em Óbidos, Portugal em janeiro de 2016.

Roteirista e codiretor Paulo Garfunkel "Magrão"

"Magrão" e seu cão "Beo" fazem uma pequena

 participação em A Felicidade de Margô.

Em atividade como escritor e roteirista desde 2007, Teo combina o saber acadêmico adquirido na graduação em Letras pela USP com a experiência de 5 anos em escrita criativa, principalmente voltada para os meios publicitários, onde trabalhou com clientes desde a Nestlé ou rede Pão de Açúcar até Greenpeace e Instituto Sou da Paz. Paralelamente, a atuação como compositor de samba e músico ritmista na cena paulistana jazz/instrumental trouxe uma perspectiva diferenciada em relação aos diferentes usos da língua, contemplando um domínio maior da função poética da linguagem. Este trabalho resultou na gravação de dois álbuns de canções autorais junto ao Conjunto Cantilena Paulistana (2010 e 1012). Em 2008, participou como roteirista e co-autor do musical 'O auto do Realejo Encantado', espetáculo cênico-musical onde também atuou como baterista, deflagrando um percurso pelo universo da escrita que segue ininterruptemente até os dias de hoje, culminando com a publicação de 'Supermax' em 2015, uma HQ produzida pela Rede Globo lançada durante a Comic Con, em São Paulo. Neste mesmo ano, atuou como Artista-Orientador do Programa Vocacional da Secretaria de Cultura de São Paulo na linguagem Literatura, conduzindo oficinas de exploração textual e produção literária. Além disso, integrou a equipe de desenvolvimento do roteiro do média-metragem 'A felicidade de Margo', com previsão de lançamento para dezembro deste ano, em Portugal.
Atualmente, cursa o mestrado na UMESP na área da Educação e tem sua produção criativa focada no desenvolvimento de roteiros para obras audiovisuais seriadas

Teo Carlos Garfunkel

Coroteirista

bottom of page